Segmentação de mercado

21/06/2008 22:34

            Em busca de maior entendimento do funcionamento dos mercados, é utilizada a segmentação. Baseia-se na identificação e definição de grupos de clientes, usuários e consumidores com características semelhantes ou perfis que condicionam a um comportamento de compra similar. (GURGEL, 2007).

O conceito de segmentação é, segundo Porter (1989, o. 213), “a divisão de uma indústria em subunidades com a finalidade de desenvolver estratégia competitiva.”

Além da relação da divisão subentendendo que sejam através de suas similaridade de comportamento ou características, o conceito de Porter coloca ainda que a finalidade se baseia no desenvolvimento de uma estratégia para as subunidades, ou segmentos, para o alcance de uma maior competitividade.

Ainda sobre a definição de segmentação, Cobra (1986, p. 124) conceitua como “a busca de identificação de grupos homogêneos de consumidores que propicia o delineamento de um segmento”. Complementando ainda Maquiavel (Apud COBRA, 1986, p.124) “é preciso dividir para governar” assim Cobra (1986, p. 124) conclui “é preciso segmentar para se posicionar no mercado”.

Da mesma forma, Kotler e Keller (2006, p. 237) ao tratar sob o título Marketing de segmentos definem que os segmentos de mercado “consiste em um grande grupo de consumidores que possuem as mesas preferências”. Sendo que ainda, não são os profissionais de marketing que criam os segmentos, mas sim identificam e decidem em quais vão se concentrar.

Sob a visão de Porter (1989), a segmentação de mercado visa a identificação de diferentes necessidades do comprador e o comportamento de compra. Permite a empresa atender segmentos e as suas capacidade através de programas de marketing distintos.

Percebe-se através dos diversos conceitos e visões de segmentação, que comum a todos estão algumas definições como. A divisão do mercado através da identificação de características similares. Deixando claro e as ressalvas de que a divisão e identificação de seu comportamento tem o objetivo de (1) Desenvolver estratégia competitiva, (2) tomar as decisões de qual segmento a empresa deve se concentrar (3) atender segmentos com programas de marketing distintos.

O uso da definição de segmentos como visto é um grande artifício e deve constar nos planos de marketing conforme identificação e análise da empresa. Passando para o tópico plano de marketing serão vistos modelos de planos e sua estrutura detalhadamente.

—————

Voltar


Topic: Segmentação de mercado

Data: 24/09/2013

De: eduardo andrigo rego

Assunto: pedido de manual de marketig

necessito o livro para aprender mais

—————