Mercado Organizacional

21/06/2008 22:26

             O processo de compra no mercado organizacional possui algumas particularidades. Tendo como principal característica, segundo (KOTLER; KELLER, 2006, p. 208) “o mercado organizacional é formado por todas as organizações que produzem bens e serviços utilizados na produção de outros produtos ou serviços que são vendidos, alugados ou fornecidos a terceiros”.

            Desta forma, o mercado organizacional é composto por organizações, indústrias e intermediários que fornecem bens e serviços derivados para terceiros, para chegar ao consumidor final.

            Neste sentido, as diferenças entre atuar no mercado consumidor ou no mercado organizacional vão desde o volume financeiro das compras, a quantidade dos produtos até as características do mercado, tais como expõem Kotler e Keller (2006, p. 209), conforme quadro abaixo:

 

Influências

Características

Menos compradores, porém de maior porte

No segmento de produtos empresariais comumente se lidam com menos compradores, de maior porte, do que em empresas de produtos de consumo.

Relacionamento estreito entre fornecedor e cliente

O número menor de clientes, da importância e do poder dos clientes de grande porte á uma maior customização nas ofertas.

Compra profissional

Os compradores são treinados, seguem políticas, normas e exigências de compra da organização para qual trabalham.

Diversas influências de compra

Destaca-se a influência da alta gerência da empresa, técnicos, etc.

Vários contatos de venda

Como o número de pessoas envolvidas no processo de compra é grande é normal que seja necessário um número maior de contatos até conquistar os pedidos, alguns ciclos de venda durão anos.

Demanda derivada

A demanda das compras organizacionais deriva da preferência de consumo atual dos consumidores do produto final, acabado

Demanda inelástica

A demanda total de bens e serviços organizacional não é afetada diretamente pela mudança de preços. Pois não deixarão de utilizar um produto que necessitam por um aumento nos preços, a menos que tenham um substituto. E da mesma forma não passam a consumir em demasia devido a uma pequena baixa nos preços, a menos que esta demanda aumente com a resposta do mercado consumidor.

Demanda oscilante

A demanda de bens e serviços no mercado organizacional tende a ser mais volátil do que no mercado de consumo.

Concentração geográfica dos compradores

A concentração geográfica dos compradores ajuda a reduzir os custos de venda. Ao mesmo tempo, as empresas de produtos empresariais precisam monitorar as mudanças regionais de determinados setores.

Compra direta

Em geral, os compradores preferem comprar diretamente dos fabricantes do que de intermediários.

Quadro 6: Mercado organizacional versus mercado consumidor.

Fonte: Adaptado de Kotler e Keller (2006, p. 208-211).

 

A quantidade menor de empresas em um mercado organizacional dentro de um segmento leva a necessidade de se estabelecer relacionamentos mais próximos, customizar as ofertas a fim satisfazer as necessidades dos compradores. O processo de compra está sob influência de diversos fatores.

Os compradores são profissionais treinados. Com elevado grau de exigência da organização, influência da alta gerencia da empresa compradora, do corpo-técnico e este processo por envolver diversas pessoas entre as empresas, pode durar anos e serem necessários diversos contatos até o fechamento do pedido.

            Além destes fatores, a demanda é derivada, isto é, depende da demanda dos produtos finais no mercado consumidor. Logo, os preços possuem características inelásticas. O que significa que pode não ser suficiente baixar o preço se o mercado consumidor não passar a adquirir mais os produtos finais. Ela está dependendo sempre da demanda do consumidor final e uma leve alteração no preço pode não alterar este panorama do dia para noite.

            Outro fator de demanda é com relação a oscilações. Por ser derivada da demanda do consumidor final pode variar fortemente com rapidez. A compra direta ocorre o encurtamento do canal de distribuição uma vez que se compra em grandes volumes e em alguns casos os clientes preferem comprar do próprio fabricante do que de intermediários.

 

 

2.2.3.1 Participantes do Processo de Compras Organizacionais

 

 

            Como visto, o mercado organizacional possui diversas particularidades se comparado ao mercado de consumo. Neste contexto, o processo de compra possui também suas particularidades.

O conceito e termo Centro de compras é introduzido por Kotler (2000, p. 218) onde define que trata-se de “todas as pessoas e grupos que participam do processo decisório de compra e que compartilham algumas metas e riscos provenientes das decisões tomadas”.

Entende-se que estas metas e riscos determinam responsabilidade sobre cada participante no processo decisório da compra, de acordo com o papel de cada partícipe.

Ressalta ainda, que o número de pessoas envolvidas neste processo varia de três a cinco, conforme o tipo do compra, se for de uso diário operacional ou compras de custos elevados e compras menos rotineiras.

Os participantes que integram o Centro de Compras e seu papel são descritos no quadro abaixo.

           

Participante

Papel no centro de compras

Iniciadores

Solicitam a compra dos produtos. Podem ser usuários dos produtos ou outros membros da empresa

Usuário

Quem utiliza o produto ou serviço. Em muitos casos, iniciam as propostas de compra e ajudam a definir as exigências que devem ser atendidas pelo produto.

Influenciadores

Influenciam no processo de compra e também podem ajudar a definir especificações e fornecer informações sobre outras alternativas. Normalmente quando envolve a parte técnica.

Decisores

Pessoas que decidem as exigências que devem ser atendidas pelo produto ou serviço

Aprovadores

Responsáveis pela autorização das ações propostas por decisores ou compradores.

Compradores

Com autoridade formal para selecionar o fornecedor e estabelecer os termos da compra. Ajudam a formular as especificações do produto mas sua maior responsabilidade está na seleção dos vendedores e nas negociações. Em vendas mais complexas pode envolver a alta gerência.

Barreiras internas

Pessoas com poder de evitar que vendedores ou informações cheguem até os membros do centro de compras. Exemplos, compradores, recepcionistas e operadores telefônicos podem impedir que vendedores entrem em contato com usuários ou decisores.

Quadro 7: Participantes do processo de compras empresariais – Centro de Compras.

Fonte: Adaptado de Kotler (2000, p. 218).

 

            Os compradores empresariais trabalham sobre influência de muitos fatores que influenciam diretamente na tomada da decisão. Principalmente quando existem fornecedores semelhantes ou em compras em que muitos concorrentes estão ofertando seus produtos, o comprador empresarial passa a dar valor a fatores como tratamento pessoal ou quaisquer outros fatores nas esferas Ambientais, Organizacionais, Interpessoais e as relações com os fatores Individuais, conforme Kotler (2000).

            Através da figura abaixo é possível visualizar de forma clara a influencia destes fatores sobre o Comprador.

 

Figura 2: Principais influências no comportamento de uma compra empresarial.

Fonte: Kotler  (2000, p. 219).

 

            Desta forma, percebe-se a complexidade das compras empresariais, suas influências e papel de cada participante deste processo. Pode-se concluir e compreender o motivo pelo qual os processos de compra no mercado organizacional pode levar mais ou menos tempo, variando conforme o tamanho da compra, da organização, a quantidade de participantes no centro de compras, dentre todas as variáveis.

 

 

2.2.5 Marketing Industrial

 

 

            O tema marketing industrial é de grande relevância uma vez que a grande maioria da produção cientifica concentra-se em outros aspectos de marketing.

Segundo Cobra (1986), o marketing industrial possui algumas diferenças do marketing de consumo que precisam ser consideradas quando se fala em planejamento estratégico de marketing em um cenário industrial.

            Segundo Cobra (1986, p. 408).

 

 

 

 

Diferenças básicas entre o marketing industrial e o de consumo.

  • Pequeno número de clientes compõe o mercado de um particular bem industrial
  • Apesar de serem em número pequeno, os clientes de bens industriais são de grande porte.
  • O volume da compra é frequentemente grande.
  • Os clientes industrias não estão normalmente muito pulverizados no território nacional; tendem a estar concentrados por ramo ou setor de atividade.
  • O mercado industrial é caracterizado pela demanda derivada.
  • O mercado industrial é caracterizado pela demanda articulada, isto é, pela venda agrupada de dois ou mais bens para formar produtos finais.

 

Quadro 8: Diferenças básicas entre o marketing industrial e o de consumo.

Fonte: Adaptado de Cobra (1986, p. 408).

 

            Como já destacado sobre mercado organizacional, o número de clientes é menor, possuem grande importância devido a seu volume de compras, estão concentrados em regiões e é afetado por demanda derivada. Destaca-se ainda a relação da demanda articulada, que ocorre pelo agrupamento de dois ou mais bens para formar produtos finais.

 

Diferenças relacionadas às características do comprador industrial

  • O mercado industrial é normalmente caracterizado pela qualificação mais técnica do comprador profissional.
  • Os motivos de compra são usualmente mais racionais do que os do mercado de consumo – prevalece pouco o impulso; a especificação, a análise e o custo opõem-se.
  • Fatores múltiplos estão envolvidos em todas as compras industriais, vários indivíduos na empresa são responsáveis pela decisão de compra.
  • Comitê de compra.
  • Há poucas mulheres compradores no mercado industrial, ao contrário do mercado de consumo.
  • O pessoal de compras industriais freqüentemente seleciona dois ou mais fornecedores, para evitar problemas.
  • O mercado industrial é caracterizado por situação

—————

Voltar