Composto de marketing

21/06/2008 22:31


O professor Jerome McCarthy através de uma abordagem sistêmica no marketing definiu a representação em que o marketing se apóia pelo esquema dos quatro Ps. Produto, Preço, Ponto e Promoção (Apud COBRA, 1986, p. 47).

 

Figura 3: O Composto de marketing.

Fonte: Cobra (1986, p. 48)

 

            O composto de marketing sobre a ótica dos 4 Ps é bastante utilizada em todas as organizações. Independente do seu segmento, ramo, área de atuação e objetivos. Segundo Kotler (2000, p. 37), os 4 Ps representam, “o conjunto de ferramentas de marketing que a empresa utiliza para perseguir seus objetivos de marketing no mercado-alvo”.

Sobre o composto de Produto, Ponto, Preço e Promoção é que se baseiam a grande maioria das atividades com foco no consumidor. Para Kotler (2000, p. 586)

 

As empresas precisam considerar alguns fatores no desenvolvimento do mix de promoção: o tipo de mercado que atuam, se utilizam estratégia de pressão ou de atração, a rapidez do consumidor em fazer uma compra, o ciclo de vida do produto e a classificação da empresa no mercado.

 

            Destacando que algumas variáveis podem influenciar na atuação através do composto de promoção. Características do consumidor, estágio de vida em que o produto se encontra, tipo de mercado, etc.

            Para Kotler (2000), as empresas que vendem ao consumidor final gastam mais com promoção de vendas, propaganda, vendas pessoais e relações públicas. Embora nos mercados empresariais a propaganda seja menos utilizada do que as visitas de vendas, ela ainda possui um papel muito importante. Desde a lembrança, o aumento da conscientização até a geração de indicações.

            A imagem retrata de forma mais detalhada as ferramentas do composto de marketing ou mix de marketing, pela visão de Kotler (2000, p. 37).

           

                                                                         




Figura 4: Os 4Ps do mix de marketing.

Fonte: Kotler (2000, p. 37).

            Cada item do composto de marketing, ou mix de marketing possui uma variada gama de ferramentas para atuar no cenário de marketing, sempre com foco no mercado-alvo, como ilustra a imagem da Figura 4.

Temos a seguir uma ilustração prática de uma estratégia com base nos 4Ps. Conforme “mostra a empresa preparando um mix de oferta de produtos, serviços e preços, utilizando um mix de promoção, formado por promoção de vendas, publicidade, força de vendas, relações públicas, mala direta, telemarketing e Internet, para alcançar os canais de distribuição e os clientes-alvo” Kotler (2000, p. 37)


Figura 5: Estratégia de mix de marketing.

Fonte: Kotler (2000, p. 38)

 

            Pela figura, identifica-se que todo o mix de promoção está tanto orientado para o cliente-alvo quanto para os canais de distribuição. Podendo ser identificados como Praça (Canais de distribuição e Cliente-alvo), o mix de promoção, já destacado na figura e Produto e Preço, no mix de oferta. Assim, exemplifica-se uma estratégia de mix de marketing, através das ferramentas baseadas nos 4 Ps.

            Sobre a figura Estratégia de mix de marketing, Kotler destaca que fatores como preço, força de vendas e despesas de propaganda são exemplo de ferramentas que podem serem alterados em curto prazo os fatores desenvolvimento de novos produtos, modificação de canais de distribuição são de longo prazo.

            Tais considerações sobre o mix de marketing são bastante pertinentes quando se fala em planejamento. Pois um erro de planejamento em ferramentas como canais de distribuição ou desenvolvimento de novos produtos pode ser de difícil correção, podendo resultar na diminuição dos lucros de uma operação.

 

—————

Voltar